O “novo normal” e a comunicação com o consumidor local

A pandemia trouxe novos hábitos às pessoas. O “novo normal” fez com que os consumidores se voltassem para o mundo digital. A mudança foi tão importante que parece termos avançando 10 anos em seis meses.

Tantas mudanças exigem, das empresas, comprometimento e evolução, tanto para vencer os desafios deste tempo como para saber como agir na futura normalização do mercado. 

Em alguns lugares, tudo começa a se aproximar do “normal”’ e nesse contexto é preciso ajudar os clientes a saber o que esperar antes de retornar à sua loja. 

Eles precisam saber, no mínimo: 

  • Qual o seu horário de funcionamento? 
  • O que está no seu estoque?  
  • Quais serviços você está oferecendo? 
  • É possível pegar a encomenda no estacionamento? 
  • Você entrega em casa? 

Para aumentar as vendas nesse período tão difícil, todas as empresas locais precisam observar as inovações para facilitar a conexão com os compradores. Mais do que nunca, as pessoas pesquisam na internet as lojas e/ou locais antes de irem. O delivery e o take-away nunca estiveram tão em alta. 

O Google Meu Negócio é um parceiro nesse processo, é a melhor forma de atualizar as suas informações comerciais. Quando pesquisam no Google, os resultados encontrados pelas pessoas, podem variar de acordo com o local e por isso, disponibilizar informações qualificadas é fundamental para ajudar o seu cliente a encontrá-lo e saber como você está trabalhando.

Mas o que é qualificar as informações? Você precisa adicionar as características do seu serviço, por exemplo: “Retirada na loja” ou “Entrega sem contato”. Tudo isso aparece no Google e no seu perfil no Google Meu Negócio.

NOVIDADES NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Agora, o Google Meu Negócio disponibiliza informações locais mais precisas para te conectar ainda mais com os clientes que estão próximos de você, sobretudo quando eles utilizando o Google Maps ou pesquisam algum produto ou serviço no Google.  Você também pode potencializar os resultados locais destacando características como: “Para viagem” ou “Compras na loja”. 

Considerando que os consumidores também procuram informações em tempo real e utilizando as possibilidades disponíveis para a comunicação com os clientes locais, as empresas devem tentar se aproximar ao máximo do que o consumidor precisa para que, quando o cliente fizer pesquisas incluindo termos como “perto de mim”, as suas chances de aparecer bem posicionado aumentam muito.

Recentemente, o Google possibilitou melhores resultados para empresas focadas nos compradores locais. Aquelas que incluíram no Google Meu Negócio, termos como: “Retirada no local” ou “Retirar mais tarde”, estão sendo encontradas com mais facilidade. Os compradores locais estão mais interessados em empresas atentas às opções de atendimento mais seguras.  

Para melhor aproveitar os investimentos em marketing, reaja quase que em tempo real às mudanças no comportamento do seu consumidor. Se pergunte: “será que seus clientes estão comprando online ou num local físico?” e crie estratégias para atender às respostas que encontrar. Todas as empresas precisam estar no Google, não importa se é uma marca multinacional ou uma empresa familiar menor. A conexão com os clientes locais é o melhor caminho para a recuperação de seus negócios.

 

O cenário é complicado, nós sabemos. Mas, você que empreende com propósito e está sempre atento as novidades do mercado, com certeza está sempre procurando novas formas de criar elos com os seus clientes. Se precisar de ajuda, estamos sempre por aqui.

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