Migre para o WhatsApp Business, já!

É empresário ou utiliza o WhatsApp como ferramenta de trabalho?

Migre para o WhatsApp Business, já!

Se durante a pandemia do novo coronavírus você não surtou e quis jogar o seu aparelho na parede nenhuma vez, meus parabéns! Ou é um feliz cidadão que não depende desta ferramenta do monopólio social para trabalhar ou conseguiu definir uma ótima rotina para o seu home office que, caso você seja empresário, com uma migração para o WhatsApp Business pode ficar ainda mais perfeita.

Montei aqui um breve passo-a-passo de como migrar para o aplicativo (que precisa ser baixado previamente na sua app store) e na sequência uma lista com todos os diferenciais que a ferramenta apresenta em relação ao aplicativo normal do WhatsApp.

MIGRANDO DO WHATSAPP PADRÃO PARA O WHATSAPP BUSINESS

 
 
  • Certifique-se de que seu WhatsApp realizou o backup de todas as suas conversas (incluindo as mídias e documentos – caso julgue necessário);
  • Baixe o WhatsApp Business na sua app store;
  • Após finalizar a instalação, abra o aplicativo. Você precisa aceitar os termos de serviço para poder continuar, após isso, serão solicitadas algumas permissões de acesso como contatos, arquivos de mídia local. Clique em Concordar e Continuar e nas demais telas clique em Permitir para que a configuração continue;
  • Informe o número de telefone que irá utilizar no WhatsApp Business, aquele que deseja usar para conversar com os clientes. Como esse número já possui uma conta do WhatsApp ativa, será exibido um aviso informando que o número será transferido para o Business, clique em Continuar. Esse número será validado para isso, clique em Permitir para que o aplicativo envie um código de confirmação para ativar a nova conta. Pode ficar tranquilo que o processo é praticamente automático, mas é necessário que seu celular esteja recebendo SMS para que tudo funcione corretamente;
  • Após a ativação da conta, começa o processo de restauração do histórico de conversas e dos arquivos de mídia. O tempo para concluir vai depender do tamanho do histórico que será restaurado. Primeiro, clique em Restaurar para iniciar o processo de recuperação do histórico. Ao final do processo é necessário aceitar novamente os termos de serviço clicando em Aceitar.
  • Preencha com o nome da sua empresa da forma como quer que ele apareça para os seus clientes. Após preencher o nome, será solicitado definir uma foto de perfil – após fazer isso clique em Avançar. O WhatsApp Business vai solicitar que você confirme o nome da empresa, se estive tudo certo clique em OK. Após isso será efetuada a primeira inicialização do WhatsApp, esse processo pode demorar um pouco dependendo da quantidade de mensagens que você importou. E pronto! O WhatsApp Business já está pronto para receber e enviar mensagens para seus contatos.

FUNCIONALIDADES DO WHATSAPP BUSINESS PARA VOCÊ ATIVAR E FACILITAR SEUS DIAS A PARTIR DE HOJE!

       

      1. Compartilhar seu contato via QRCode

Enquanto a função de pagamentos pela plataforma segue suspensa para avaliação do Banco Central. Esta semana foi liberada a funcionalidade QRCode para os usuários do App. A intenção ao implementar o QR Code é facilitar ainda mais o primeiro contato do cliente com o negócio, visto que não será necessário salvar o número manualmente. Como o código não expira, o estabelecimento pode imprimi-lo e disponibilizá-lo em materiais, como sacolas, embalagens, recibos e até mesmo em vitrines.

       2. Mensagens automáticas

As mensagens automatizadas são uma mão na roda para quem quer poupar tempo e se dedicar totalmente ao atendimento no horário disponível.

Você já deve ter recebido alguma dessas mensagens ao entrar em contato com alguma loja pelo Whatsapp Business. Geralmente, são as mensagens de saudação ao cliente e aqueles que indicam ausência do vendedor, por estar em horários fora do atendimento.

Nas mensagens de saudação, o cliente vai receber as boas-vindas por ter entrado em contato com a empresa e um agradecimento. Uma forma de introduzir os seus clientes a conversa igualmente.

Já as mensagens de ausência ajudam a avisar os horários de funcionamento do negócio e quando ela poderá ser atendida. Ao receber essa mensagem, o cliente não se sente ignorado e tende a aguardar a resposta.

Você também pode programar mensagens relacionadas às dúvidas mais recorrentes no seu negócio e durante uma conversa enviá-las por meio de atalhos pré-estabelecidos no seu teclado.

Com respostas prontas, você não precisará perder tempo escrevendo sempre as mesmas coisas para diversos contatos… Economize tempo!

        3. Etiqueta para conversas

As etiquetas são as queridinhas por aqueles que amam organização. Como são muitos contatos falando ao mesmo tempo, fica difícil identificar qual contato você está finalizando uma venda ou apenas começando uma conversa, respondendo a uma dúvida…

Para saber disso você vai precisar entrar em cada uma das conversas, ler e entender sobre o que estava falando, certo?

Só se você não tiver o Whatsapp Business… Na versão profissional do aplicativo, você terá acesso às etiquetas de identificação, cada uma com uma cor.

Com essas etiquetas, você consegue separar aqueles contatos que precisam de atendimento urgente e aqueles que ainda estão na etapa inicial da jornada de compra. Vai da necessidade e prioridade do momento.

       4. Catálogo de produtos

Assim como no Instagram e no Facebook, o Whatsapp Business também permite que você crie um catálogo de produtos dentro do aplicativo.

O catálogo de produtos trouxe ao Whatsapp Business um maior potencial de vendas do que apenas de atendimento personalizado ao cliente.

Agora, você pode cadastrar todos os seus produtos com fotos e informações descritivas de cada um para enviar aos seus clientes dentro do próprio aplicativo, sem precisar levá-lo a um site ou outra rede social.

É a sua vitrine de produtos dentro do Whatsapp Business! E para quem tem o feeling de empreendedor e ligar que o catálogo com a carteira de pagamentos vai perceber que dá para ter uma lojinha HOJE dentro do seu Whatsapp sem mais nenhuma ferramenta! Gostou, pagou, levou.

       5. Estatísticas das mensagens

Os dados do seu negócio ajudam e muito no controle de qualquer estratégia aplicada, certo? Não importa qual o setor, é muito importante ter dados de todas as ações da empresa para avaliar o que foi feito e aprimorar pensando na evolução.

Nas estratégias de comunicação e vendas não é diferente e o Whatsapp Business oferece para você um relatório com várias informações agregadoras para você otimizar as vendas e o atendimento ao cliente.

As estatísticas da mensagens fornecidas pelo Whatsapp Business são:

  • Número de mensagens enviadas;
  • Número de mensagens entregues;
  • Número de mensagens lidas;
  • Quantidade de contatos.

Essas informações podem ser encontradas nas configurações do aplicativo e vão te auxiliar, por exemplo, a saber se a forma como está comunicando com o seu cliente é eficiente, se as promoções estão tendo retorno, além do controle de tráfego.

Assim, você pode ajustar as estratégias e implementar novas, caso essas não estejam funcionando da maneira como o esperado.

Não perca seu precioso tempo sendo escravo de uma ferramenta que surgiu para dinamizar as comunicações. Estabeleça horários para rondas responder bem de forma INTENCIONAL seus clientes e amigos. Você se faz presente numa comunicação de melhor qualidade e ainda economiza seu precioso tempo-dinheiro.

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